Por Assessoria CBF
Com 12 pontos em quatro jogos, o Ferroviário-CE faz grande campanha na Série D – é o único time com 100% de aproveitamento na competição. Parte do sucesso da equipe se deve ao trabalho do treinador Paulinho Kobayashi, que passou pelo clube no início do ano passado e faz questão de dividir os elogios com sua comissão técnica e atletas.
Ele foi recontratado pelo Tubarão da Barra em dezembro de 2022 e encontrou grande parte do elenco, já que a maioria do grupo de jogadores foi mantida para as competições disputadas pelo Ferroviário em 2023. A continuidade do trabalho é um dos pontos que Paulinho valoriza para o sucesso neste começo de Série D. A quinta rodada da competição será aberta nesta quinta-feira (1º) em Campina Grande com o duelo entre Campinense e Nacional, ambos da Paraíba.
“Eu acho que o grande fator é justamente o entrosamento. A diretoria conseguiu manter praticamente 90% da equipe. Então isso facilita bastante porque os jogadores já se conhecem e fizeram uma grande campanha tanto do Estadual como na Copa do Nordeste”, frisou.
Na Copa do Brasil, o Grêmio passou na segunda fase pelo Ferroviário, que chegou à semifinal do Campeonato Cearense e se classificou para o mata-mata da Copa Nordeste. O Fortaleza foi o algoz da equipe nas duas competições, mas Paulinho não encara as eliminações como um fator negativo.
Devido às premiações obtidas, o clube conseguiu aprimorar a estrutura da academia, localizada na sede.
“Com esse investimento, hoje nós estamos fazendo uma reforma na academia do clube. Isso é uma das coisas que era importante e que estava um pouco obsoleta. Agora utilizamos a academia, sem ter o custo de sair para uma outra academia fora”, ressaltou.
Os treinos são conduzidos no estádio Elzir Cabral, onde Paulinho e sua comissão preparam os jogadores para as partidas. Além dos 100% de aproveitamento, o Ferroviário ainda não sofreu gols na Série D, ao lado do Ceilândia-DF.
O Tubarão da Barra conta em seu elenco com o atacante Ciel, de 41 anos, que tem passagem por Fluminense e Ceará, além do futebol estrangeiro. O treinador enaltece a experiência do jogador para o restante dos atletas.
“Ele é exemplo. Além de ele treinar muito, ele passa a experiência para os jogadores. E ele é um cara que trabalha muito. Às vezes eu tenho que pedir para ele parar porque acho que nem ele entende que tem 41 anos, que precisa diminuir”, contou.
Ciel é o capitão do Ferroviário e marcou dois gols na estreia da equipe diante do Fluminense-PI. Ele se machucou no começo da Série D e seu posto de capitão é assumido pelo zagueiro Alisson, que já tem dois tentos na competição. Em quatro jogos, o Ferroviário balançou a rede cinco vezes.
A equipe foi rebaixada para a Série D e, apesar do descenso, a grande campanha inspira expectativa no clube de que é possível conquistar o acesso de volta à Série C.
“Temos que manter os pés no chão porque não conseguimos nem a classificação ainda. Entendo que a primeira fase é difícil, são muitos clubes se organizando para a competição. Conseguimos essas quatro vitórias e vamos continuar buscando a classificação, para que o nosso objetivo seja alcançado, que é o acesso”, afirmou.
A busca pelo acesso do Ferroviário continua no sábado (3), diante do rival estadual Atlético Cearense, fora de casa, no estádio Domingão, na cidade de Horizonte, às 15 horas.
Confira o restante da 5a rodada da Série D:
Grupo A1
Tuna Luso (PA) x Águia de Marabá – Domingo – 15 horas
Nacional (AM) x São Raimundo (RR) – Domingo – 16 horas
São Francisco (AC) x Humaitá (AC) – Domingo – 18 horas
Trem (AP) x Princesa do Solimões (AM) – Segunda-feira – 20 horas
Grupo A2
Atlético Cearense (CE) x Ferroviário (CE) – Sábado – 15 horas
Maranhão (MA) x Fluminense (PI) – Sábado – 16 horas
Paranhyba (PI) x Cordino (MA) – Sábado – 19 horas
Caucaia (CE) x Tocantinópolis (TO) – Domingo – 16 horas
Grupo A3
Campinense (PB) x Nacional (PB) – Quinta-feira – 17 horas
Santa Cruz (PE) x Sousa (PB) – Sábado – 16 horas
Pacajus (CE) x Potiguar (RN) – Sábado – 19 horas
Globo (RN) x Iguatu (CE) – Domingo – 15h30
Grupo A4
Falcon (SE) x Asa (AL) – Sábado – 16 horas
Cruzeiro (AL) x Sergipe (SE) – Sábado – 17 horas
Atlético (BA) x Bahia de Feira (BA) – Sábado – 17 horas
Jacuipense (BA) x Retrô (PE) – Domingo – 16 horas
Grupo A5
Operário Ceov (MT) x Iporá (GO) – Sábado – 16 horas
Interporto (TO) x Real Ariquemes (RO) – Sábado – 16 horas
Brasiliense (DF) x Ceilândia (DF) – Sábado – 16 horas
Anápolis (GO) x União (MT) – Sábado – 17 horas
Grupo A6
Vitória (ES) x Atlhetic (MG) – Sábado – 15 horas
Resende (RJ) x Nova Iguaçu (RJ) – Sábado – 15 horas
Portuguesa (RJ) x Santo André (SP) – Sábado – 18 horas
Ec Democrata (MG) x Real Noroeste Capixaba – Domingo – 16 horas
Grupo A7
Cascavel (PR) x Operário (MS) – Sábado – 16 horas
Inter de Limeira (SP) X XC de Piracicaba – Sábado – 16 horas
Ferroviária (SP) x Crac (GO) – Sábado – 17 horas
Patrocinense (MG) x Maringá (PR) – Sábado – 18 horas
Grupo A8
Sãojoseense (PR) x Camboriú (SC) – Sábado – 15h30
Concórdia (SC) x Hercílio Luz (SC) – Domingo – 15 horas
Brasil de Pelotas (RS) x Aimoré (RS) – Domingo – 16 horas
Novo Hamburgo (RS) x Caxias (RS) – Domingo – 18 horas
Comente este post