O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, oficializou neste domingo (19) a inscrição de sua chapa para a eleição presidencial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o dia 25 de maio. Com apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes da Série A, ele será o único candidato no pleito.
Médico, natural de Boa Vista (RR) e com 41 anos, Samir foi recentemente eleito presidente da federação de Roraima, substituindo seu pai, Zeca Xaud, que ocupava o cargo há décadas. O apoio de federações e clubes inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que contava com respaldo de cerca de 30 clubes, mas não atingiu o mínimo de oito federações exigidas para formalizar uma chapa.
A composição da chapa de Samir Xaud conta com os seguintes nomes como vice-presidentes:
- Ednailson Leite Rozenha (Federação Amazonense)
- Fernando Sarney (atual interventor da CBF)
- Flávio Zveiter (ex-presidente do STJD)
- Gustavo Henrique (ex-diretor da CBF)
- José Vanildo da Silva (Federação do Rio Grande do Norte)
- Michelle Ramalho (Federação Paraibana)
- Ricardo Cluck Paul (Federação Paraense)
- Rubens Renato Angelotti (Federação Catarinense)
O prazo para inscrição de chapas se encerra nesta terça-feira (21). Federações e clubes que já formalizaram apoio a Samir não podem mais alterar seus votos. A eleição ocorrerá na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Afastamento de Ednaldo Rodrigues
A convocação para nova eleição ocorreu após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que determinou na última quinta-feira (18) o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. O desembargador Gabriel Zéfiro declarou nulo o acordo que permitiu sua reeleição, apontando indícios de falsificação da assinatura do ex-presidente Coronel Nunes no documento que validou o pleito.
A decisão foi tomada com base em laudo pericial e após manifestação da deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e do vice-presidente Fernando Sarney, que recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF). O TJ-RJ nomeou Sarney como interventor da entidade e determinou a realização de novas eleições.
Comente este post