
O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, declarou que não renunciará ao cargo após o roubar beijo da jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina. Em meio a rumores veiculados pela imprensa, Rubiales garantiu, em uma Assembleia Extraordinária nesta sexta-feira, sua permanência na presidência. O dirigente reforçou sua postura ao afirmar: “Não vou renunciar”, e destacou que o beijo na atacante espanhola, Jenni Hermoso, foi consensual.
O incidente em questão ocorreu no último domingo (20), quando a Espanha sagrou-se campeã ao vencer a Inglaterra por 1 a 0. Durante a cerimônia de entrega das medalhas, Rubiales surpreendeu a todos ao beijar Hermoso sem que ela desse consentimento. A jogadora, ao ser questionada posteriormente, expressou desconforto com o ocorrido. A repercussão nas redes sociais foi instantânea e atraiu a atenção de políticos, personalidades do esporte e imprensa.
Além da polêmica envolvendo Hermoso, Rubiales também foi capturado fazendo um gesto considerado obsceno após a vitória histórica da seleção. Embora tenha se desculpado por sua conduta, a ação intensificou as críticas ao presidente da RFEF. Ambos os incidentes estão sob investigação: o Conselho de Esportes da Espanha e a FIFA iniciaram procedimentos para apurar as ações de Rubiales.
Hermoso, representada pelo sindicato Futpro, já se pronunciou oficialmente sobre o caso, enfatizando que sua equipe jurídica está tratando do assunto. A entidade também instou para que tais ações não permaneçam impunes, e a FIFA, em sua investigação, avaliará se o comportamento de Rubiales violou o artigo 13 de seu Código Disciplinar.
Comente este post