
A Liga dos Campeões da UEFA inicia uma nova era com o início da fase de grupos da temporada 2023/24 nesta terça-feira (19). Pela primeira vez em 20 anos, o torneio não contará com a presença dos ícones Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. A última participação de uma edição sem pelo menos um deles foi a 2002/03, com o Milan tornando-se campeão sobre a Juventus. Naquele ano, um jovem Cristiano Ronaldo começava sua trajetória no Sporting, embora não tenha alcançado a etapa de grupos.
O português Cristiano Ronaldo lidera em números de gols marcados no torneio em toda a história, um total de 141 gols, que serviram para conquistar o troféu por cinco vezes, uma pelo Manchester United e quatro pelo Real Madrid. Seu contemporâneo, Messi, acumula 129 gols e quatro títulos, todos conquistados enquanto defendia o Barcelona. Os dois jogadores deixaram um legado incontestável no campeonato.
Ambos decidiram sair da Europa; Cristiano Ronaldo se transferiu para o Al Nassr, da Arábia Saudita no fim de 2022, após uma passagem conturbada pelo Manchester United, enquanto Messi seguiu para o Inter Miami, dos Estados Unidos, após o fim do contrato com o PSG. Este movimento marcou o fim de uma era, onde a dupla definiu uma geração de excelência na Europa. A saída de ambos surge no momento da reta final das carreiras, pavimentando o caminho para jovens talentos como Mbappé, Vinícius Júnior e Erling Haaland tomarem a cena dos grandes palcos do futebol europeu.
Mbappé busca seu primeiro título da Champions, enquanto Vinícius Júnior busca liderar o Real Madrid para mais conquistas. Ele já venceu a edição da temporada 2021/22, onde marcou o gol do título, contra o Liverpool. Haaland, por sua vez, brilha com a camisa do atual campeão, Manchester City, onde foi um dos protagonistas da conquista inédita para os Cityzens.
Comente este post